Agenda em Buenos Aires

Representantes do Ministério da Cultura participam de reuniões sobre o Mercosul Cultural, entre os dias 9 e 11 de junho

publicado: 26/03/2013 22h06,
última modificação: 30/01/2019 15h39

O diretor de Relações Internacionais, Marcelo Coutinho, e a gerente de Integração e Assuntos Multilaterais, Thays Pessotto, ambos do Ministério da Cultura, participam da Reunião do Selo Mercosul e da XXVI Reunião do Comitê Coordenador Regional do Mercosul Cultural (CCR), entre os dias 9 e 11 de junho, no Hotel Panamericano, em Buenos Aires.

Na segunda-feira (dia 9), serão discutidas algumas ações conjuntas referente ao Selo Cultural do Mercosul – instrumento cultural para facilitação da circulação de bens culturais no âmbito do bloco -, tais como a implantação do selo em uma exposição de artesanato itinerante; a solicitação de aplicação do Selo em cópias de filmes e a possibilidade da aplicação em livros que circularem nos países integrantes do bloco.

A XXVI Reunião do Comitê Mercosul Cultural, que será realizada nos dias 10 e 11, tem como objetivo a preparação de pautas para serem discutidas na Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul, na quinta-feira (dia 12), também em Buenos Aires. Durante o encontro, o Brasil assume a Presidência Pró-tempore do Mercosul Cultural em substituição à Argentina, durante o segundo semestre de 2008.

O objetivo da Presidência Pró-tempore é o de contribuir, nos planos econômico, comercial, social e político, para a implementação das metas de integração regional traçadas pelo Tratado de Assunção, de 1991, que criou o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

As reuniões do Mercosul Cultural fazem parte do empenho conjunto que tem avançado na busca de novos pontos de convergência, que conduzam à consolidação da integração cultural dos países da região.

(Texto: Marcelo Lucena, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: Diretoria de Relação Internacional)