Agenda em La Paz

Ministro da Cultura interino participa do ‘Encontro de Intelectuais e Artistas do Mundo para a Unidade e a Soberania da Bolívia’, nos dias 28 e 29 de julho

publicado: 26/03/2013 22h10,
última modificação: 30/01/2019 15h39

O ministro da Cultura interino, Juca Ferreira, participa nesta semana (28 e 29 de julho), em La Paz, do Encontro de Intelectuais e Artistas do Mundo para a unidade e a Soberania da Bolívia, ocasião na qual vai expor sobre a importância do papel da cultura para a integração e a paz.

O objetivo do evento, que será realizado até o dia 30, é reunir artistas e intelectuais do mundo com os da Bolívia para refletir e tornar pública sua posição sobre o processo político e cultural de mudanças que vem sendo conduzido pelo governo daquele país. Como resultado, será elaborada a Declaração de La Paz, que registrará as principais manifestações e conclusões do encontro.

Também será realizada uma reunião de ministros e altos funcionários da Cultura dos países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba) para estabelecer acordos preliminares de desenvolvimento cultural na região. O convite ao ministro interino Juca Ferreira para participar do encontro foi formulado durante a última Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul, realizada em junho, em Buenos Aires.

Também estarão presentes o ministro da Cultura e dos Esportes da Guatemala, Jerónimo Lancerio; a ministra da Educação e Cultura do Paraguai, Maria Ester Jimenez; a ministra da Educação e Cultura da República Oriental do Uruguai, Maria Simon; o secretário da Cultura e Conselheiro Nacional da Cultura e das Artes do Chile, Arturo Barrios; o secretário de Cultura da Argentina, José Num; dentre outras autoridades estrangeiras.