Agenda em Porto Alegre

publicado: 26/03/2013 20h55,
última modificação: 30/01/2019 15h39

Ministro da Cultura visita a capital gaúcha
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, cumpre uma extensa agenda nesta sexta-feira, dia 30 de setembro, em Porto Alegre. Durante sua estada na cidade, Gil comparece a diversos eventos e atende a muitos compromissos oficiais.

No Palácio Piratini, à tarde, ele participou da solenidade de assinatura dos Protocolos de Intenções do Sistema Nacional de Cultura, que o Ministério da Cultura firmou com o Governo do Rio Grande do Sul e com 30 municípios gaúchos, inclusive Porto Alegre. O estado é a 15ª unidade da Federação a aderir ao SNC e, com isso, toda a Região Sul já está no Sistema.

Na ocasião, em seu pronunciamento, Gil ressaltou que ‘o MinC está criando um sistema de articulação fundamental para a Cultura brasileira. Um sistema parecido com os existentes em demais instituições vitais ao país: educação, saúde, dentre outras’. ‘A cultura é tudo e a cultura tem que estar a serviço da vida ou, como disse Sigmund Freud, a cultura tem que estar a serviço do outro, daí criamos todas as linguagens’, disse o ministro.

Já o secretário de Articulação Institucional do MinC, Márcio Meira, lembrou, em seu discurso, o grande poeta e escritor Mário de Andrade que, em 1935, criou o primeiro sistema público de bibliotecas.

O governador Germano Rigotto garantiu aos dirigentes do MinC que os 496 municípios gaúchos vão se incorporar ao SNC. Ele também aproveitou a oportunidade para convidar o ministro Gilberto Gil para participar da abertura do Multipalco e da inauguração do Museu Iberê Camargo, duas grandes iniciativas que vão ser concretizadas em 2006.

Leia mais: Gil assina protocolos do Sistema Nacional de Cultura no Sul (notícia divulgada pela Agência Brasil).

Depois, o ministro Gil comparece à cerimônia de entrega dos certificados aos alunos bolsistas do Instituto Ítalo Latino-Americano (ILLA), no Palacete Argentina. É nessa edificação de grande valor para a cultura portoalegrense, situada à Av. Independência, onde funciona a Representação do MinC e a 12ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Encerrando sua agenda em Porto Alegre, o ministro da Cultura abre, à noite, a 5ª Bienal do Mercosul, que acontece de 30 de setembro a 4 de dezembro, com o apoio da Lei Rouanet.

(Luís Turiba/Marcelo Lucena)
(Comunicação Social/MinC)