Agenda Internacional

publicado: 26/03/2013 20h58,
última modificação: 30/01/2019 15h39

Ministro da Cultura participa, em Túnis, da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação e, em Dacar, do Encontro da Presidência da Rede Internacional de Políticas Culturais (RIPC)
Entre os dias 16 e 18 de novembro, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, encontra-se em Túnis, na Tunísia, onde participa da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação.

O evento reúne representantes de diversos países para discutir meios de democratizar e o controle da Internet no mundo, ou seja acordar as bases para construção de uma sociedade da informação e do conhecimento mais justa e democrática.

Na qualidade de chefe da Delegação Brasileira, o ministro Gilberto Gil fez o pronunciamento sobre a posição oficial do Brasil, que defende a criação do Fórum de Governança da Internet, com a participação da sociedade civil. Leia o discurso.

Caberá a esse fórum o debate de temas polêmicos relacionados à rede mundial de computadores como, por exemplo, o combate aos crimes cibernéticos e a adimistração dos domínios, nomes e endereços eletrônicos.

Leia, também, notícia divulgada pela Agência Brasil: Gil aponta que tecnologia da informação e da comunicação pode combater desigualdades.

No âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), foi assinado no dia 16 um tratado para a cooperação no desenvolvimento de software livre de código aberto. Leia mais sobre o assunto no link Cultura Digital, neste Portal.

Após o encerramento da Cúpula, o ministro Gil segue para Dacar, na República do Senegal, para o Encontro da Presidência da Rede Internacional de Políticas Culturais (RIPC) e a Reunião do Conselho Diretor da RIPC.

(Comunicação Social do MinC)