Agenda Internacional

publicado: 26/03/2013 21h03,
última modificação: 30/01/2019 15h39

Encontros, reuniões, lançamentos e outros eventos na França, na Alemanha e na Espanha

No período de 22 a 31 de maio, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, cumpre uma diversificada agenda de compromissos internacionais na França, Alemanha e Espanha. Já nesta segunda-feira, dia 22 de maio, durante a 59ª edição do Festival Internacional de Cannes, ele visita o estande do Programa Cinema do Brasil, que oferece apoio e estrutura para que produtores e distribuidores brasileiros possam negociar filmes no mercado internacional. Também encontra-se com Viviane Reding, representante da União Européia, e Tessa Jowell, secretária de Estado do Reino Unido.

No dia 23 (terça-feira), ainda em Cannes, o ministro Gil reúne-se com os ministros da Cultura da União Européia e com profissionais da indústria brasileira e internacional interessados no cinema brasileiro. Leia mais.

Em Berlim, no dia 25 de maio, na Casa das Culturas do Mundo (HKW), ele participa da abertura oficial da Copa da Cultura, programa de intercâmbio cultural entre o Brasil e a Alemanha, que o MinC desenvolve em parceria com instituições nacionais e internacionais. Na sexta-feira (dia 26), também na HKW, o ministro da Cultura comparece à Conferência sobre o Diálogo Sul-Sul. No mesmo dia, já na cidade de Munique, encontra-se com a secretária de Cultura, Lydia Hartl, e faz uma visita à Hauss der Kunst, uma das instituições parceiras no Programa Copa da Cultura.

No dia 27, à tarde, o ministro Gilberto Gil embarca para a Espanha. Em Barcelona, na segunda-feira (dia 29), inaugura o Ponto de Cultura Brasil/Catalúnia em Mataró. Também participa da abertura do Internet Global Congress (IGC), onde profere palestra sobre o tema Cultura Livre, uma experiência brasileira. Leia mais.

Ainda na capital da Catalúnia, ele assina dois convênios: um com o Instituto Catalão de Indústrias Culturais e o outro com a Casa das Américas-Catalúnia (ICCI), no âmbito do Programa Cultura Viva que prevê a implantação de Ponto de Cultura naquela região. Depois, reúne-se com dezenas de representantes da sociedade civil catalã para falar sobre o tema Propriedade Intelectual e sobre a política de Cultura Digital adotada pelo MinC. O encontro será realizado na sede da ICCI.

A última estada do ministro da Cultura será Madri. Lá, no dia 30, na sede da Secretaria Geral Iberoamericana, terá uma reunião de trabalho com Enrique Iglesias, primeiro secretário-geral da SEGIB, instituição que tem por objetivo fortalecer a cooperação regional entre os países participantes.

(Marcelo Lucena)
(Comunicação Social/MinC)