Agenda Internacional em Lisboa

Durante reunião bilateral, Ministério da Cultura brasileiro busca informações sobre fundo português para as artes

publicado: 26/03/2013 22h20,
última modificação: 30/01/2019 15h39

O ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, teve uma reunião bilateral com o ministro da Cultura de Portugal, José António Pinto Ribeiro, nesta quinta-feira, dia 13 de novembro, em Lisboa, antecedendo a I Reunião Extraordinária de Ministros de Educação e Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O ministro brasileiro esteve acompanhado do presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, e do coordenador-geral de Livro e Leitura, Jéferson Assumção.

Entre os temas de interesse comum, as delegações brasileira e lusitana trocaram informações sobre os programas de Livro e Leitura de cada país. O ministro José António Pinto Ribeiro demonstrou interesse de disponibilizar a obra digitalizada de autores portugueses no portal Domínio Público, desenvolvido pelo governo brasileiro. Já o ministro Juca Ferreira pediu informações sobre o modelo português de financiamento às artes, que inclui um fundo nacional.

Na proposta apresentada durante os Diálogos Culturais em São Paulo, encontro realizado no dia anterior, Juca Ferreira defendeu a reformulação do Fundo Nacional da Cultura brasileiro, o FNC, com fundos setoriais direcionados para alguns setores e controlados por uma comissão representantiva dos produtores. Além do Fundo do Audiovisual, já implantado, o ministro da Cultura propôs a criação de um Fundo das Artes, como o que existe em Portugal. Leia mais.

(Daniel Merli, Comunicação Social/MinC)