Agenda Ministerial

publicado: 26/03/2013 20h53,
última modificação: 30/01/2019 15h39

Gilberto Gil recebe Francis Hime para falar do projeto Ópera do Futebol
De volta às suas atividades ministeriais, depois das férias, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, cumpre nesta semana segunda semana de agosto uma extensa agenda oficial.

Na segunda-feira, dia 8, em seu gabinete no Palácio Capanema, no Rio de Janeiro, ele gravou depoimento sobre Elis Regina, para o documentário que está sendo produzido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); concedeu entrevista para o Programa DocTV II; e, dentre outros compromissos, também recebeu o cantor e compositor Francis Hime.

A audiência foi para tratar da Ópera do Futebol, projeto que o músico vem trabalhando em parceria com a jornalista e escritora Silvana Gontijo, autora do libreto. Esse projeto deverá ser incorporado ao Programa Copa da Cultura, que o MinC vai desenvolver na Alemanha, por ocasião da Copa do Mundo de 2006. Além dos autores do projeto, estavam presentes o secretário de Políticas Culturais do MinC, Sérgio Sá Leitão; e o diretor de Programas do Ministério dos Esportes, Marco Aurélio Ravanelli Klein.

Saiba mais sobre essa ação lendo o artigo A Copa da Cultura no Futebol e no discurso A Cultura no Futebol e o Futebol na Cultura, do ministro Gilberto Gil. Leia, também, a matéria divulgada pela Agência Brasil: Gilberto Gil e Francis Hime discutem inclusão da Ópera do Futebol na Copa da Cultura.

No dia 9, o ministro Gil estará no Acre, onde encontra-se com autoridades governamentais, gestores culturais, artistas e lideranças locais. No Teatro Plácido de Castro, em Rio Branco, Gil profere palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e participa de mais uma solenidade de adesão ao SNC. À noite, ele segue para Brasília.

Em Brasília, na manhã da quarta-feira, dia 10, o ministro Gilberto Gil participa da promulgação da Emenda Constitucional nº 48, que institui o Plano Nacional de Cultura (PNC). O ato vai acontecer durante uma Sessão Solene, no Plenário da Câmara dos Deputados, com a presença de artistas e personalidades ligadas à Cultura do país, além dos parlamentares e dos dirigentes do MinC.

Na parte da tarde, ele recebe em audiência os senhores José Aparecido de Oliveira, Antônio Eduardo, Anderson Cabido, Celso Cota e Rogério de Souza, que irão apresentar a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. Às 16h, ele participa da solenidade de entrega do Relatório de Políticas Públicas para a Comunidade GLTB, no foyer do Complexo Cultural do MinC.

(Comunicação Social do MinC)