Agenda na Europa

publicado: 26/03/2013 20h55,
última modificação: 30/01/2019 15h39

Gil estará em Paris, Genebra, Londres e na cidade do Porto, Portugal
O ministro da Cultura, Gilberto Gil, cumpre agenda oficial na França, Suíça, Inglaterra e Portugal, de 6 a 18 de outubro.

Nesse período no qual estará ausente do país o ministro Gil cumpre uma extensa agenda. Nos dias 7 e 8 de outubro, em Genebra, participa das comemorações ao 60º Aniversário da Organização das Nações Unidas (ONU).

Depois, ele segue para Londres onde participa de importantes reuniões como, por exemplo, com representantes do Ministério da Cultura da Inglaterra e com defensores do ‘Conhecimento Livre’. E, também, do encontro Arts Council of England (ACE), no qual serão abordados temas como Propriedade Intelectual, Open Source Issues e Projetos Culturais de Cooperação Brasil-Inglaterra.

No dia 13, na cidade lusitana do Porto, o ministro Gilberto Gil participa da VIII Cimeira Presidencial Brasil-Portugal e reúne-se com a ministra da Cultura, Maria Isabel da Silva Pires. Na ocasião, serão assinados acordos de cooperação entre os dois países para tratar do Bicentenário de D. João VI e do Centenário de Agostinho da Silva, e o Protocolo de Co-Distribuição Cinematográfica com representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Em Paris – além de defender a aprovação da Convenção sobre a Proteção e Promoção das Expressões Culturais na 33ª Conferência Geral da Unesco -, Gilberto Gil será agraciado com a Ordem do Mérito Cultural da França.

No dia 18, encerrando sua viagem, estará em Cannes onde, acompanhado do secretário do Audiovisual, Orlando Senna, comparece à Feira MIPCOM – The Internacional Marktplace for Entertainment Content. Ele participará da Conferência Painel do Mercado Audiovisual Brasileiro e conhecerá o estande Brazilian TV Producers.

(Nemésia Antunes)
(Comunicação Social/MinC)