Audiovisual

Ancine traz curadores de Cannes e da Quinzena dos Realizadores para palestra no Rio de Janeiro

A Agência Nacional do Cinema, vinculada ao Ministério da Cidadania, aumenta a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional

publicado: 13/03/2019 15h30,
última modificação: 15/03/2019 18h40

A segunda edição do evento Conversa com Curadores será realizada na próxima sexta-feira (15), no Rio de Janeiro (RJ). O evento é realizado em parceria com o Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), vinculada ao Ministério da Cidadania.

Os convidados da segunda edição são: Manuel Moutier, membro do Comitê de Seleção do Festival de Cannes; e Diego Lerer, Delegado na América Latina da Quinzena dos Realizadores. Os profissionais irão abordar suas experiências em curadoria e no processo seletivo das obras audiovisuais em mostras de cinema. No Rio de Janeiro, ainda vão assistir aos filmes selecionados dentro da 35ª edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro.

Para o assessor internacional da Ancine, Adam Muniz, o programa oferece uma oportunidade ímpar de imersão desses programadores na produção cinematográfica brasileira da atualidade. “Já podemos verificar relativo aumento no número de filmes selecionados para as mais distintas mostras dos principais festivais de cinema mundo afora. A ideia desse evento de diálogo direto com os programadores é justamente expor, de forma mais clara, as linhas curatoriais e as expectativas temáticas e estéticas dos respectivos festivais”, explica.

Os interessados em participar do Conversa com Curadores devem confirmar presença até esta quarta (13) pelo e-mail cerimonial@ancine.gov.br. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas.

Sobre o Encontros com o Cinema Brasileiro

Uma iniciativa da Ancine, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), e com o apoio do Programa Cinema do Brasil, o Programa Encontros com o Cinema Brasileiro tem por objetivo aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo.

O programa foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.
A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação. Em edições anteriores, já vieram ao Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Cannes, Sundance, Veneza, Toronto, Roterdã, Berlim, BAFICI, Locarno, Havana e Roma.

Dúvidas sobre o programa podem ser tiradas pelo e-mail encontros.cinema@ancine.gov.br.

Serviço

Conversa com Curadores
Data: 15 de março
Horário: 14h30
Local: BiblioMaison – Biblioteca do Espaço Cultural da França (Av. Presidente Antônio Carlos, 58, 11º andar, Centro, Rio de Janeiro)

Assessoria de Comunicação
Agência Nacional do Cinema
Ministério da Cidadania