Artigo do Ministro do Paraguai

Ticio Escobar afirma que Encontro Guarani fortalecerá a cultura tradicional da etnia

publicado: 27/03/2013 01h04,
última modificação: 16/01/2019 15h52

“Este encontro histórico propiciará momentos de reflexão dos povos Guarani sobre si mesmos, assim como a abertura de diálogo com as autoridades e uma comunicação orientada para repensar as políticas públicas no âmbito dos assuntos indígenas”. A afirmação foi feita pelo ministro da Cultura do Paraguai, Tício Escobar, em artigo sobre o Encontro dos Povos Guarani da América do Sul (Aty Guasu Ñande Reko Resakã Yvy Rupa) que será realizado de 02 a 05 de fevereiro de 2010, na aldeia indígena Tekoha Añetete, localizada no município de Diamante D’Oeste, Paraná.

Segundo Escobar, o Encontro proporcionará desafios para os países envolvidos no projeto, como o de considerar seus próprios territórios unidos por vínculos que os antecederam e o de receberem sugestões fundamentais à democratização cultural e à construção de uma esfera pública equitativa e diversa.

Além disso, na opinião do ministro Paraguaio, o Encontro poderá propiciar o desenvolvimento de programas participativos, realizados em comum entre as instituições oficiais e as populações mais vulneráveis. “Acima de tudo, é fundamental que se respeite a diferença cultural, direito humano fundamental que rege os valores éticos e políticos compartilhados pela região (dos países da América do Sul onde vivem os Guarani)”, defende Tício Escobar.

Ele lembra que a etnia tem uma larga tradição no manejo do particular e do universal e que, orientada pelo Teko porã (bem estar, equilíbrio comunitário, pessoal e ambiental) sabe regular as relações entre as pequenas comunidades e integrar um grande povo comum. “Cabe aos estados nacionais garantir a continuidade da cultura e do hábitat dos Guarani. Com isso, estaremos assegurando a continuidade de sua história, não só para os nossos antepassados, mas também para as gerações futuras”, encerra o ministro da Cultura do Paraguai.

Confira o artigo na íntegra no seguinte endereço: blogs.cultura.gov.br/encontroguarani.

(Heli Espíndola- Comunicação/SID)