Formação

Centro Técnico Audiovisual apoia prêmio do Festival MultiRio 2019

O prêmio fornecerá capacitação para alunos e professores da rede municipal de educação do Rio de Janeiro que obtenham destaque por sua produção audiovisual

publicado: 15/07/2019 17h06,
última modificação: 18/07/2019 11h35

O Centro Técnico Audiovisual (CTAV), vinculado ao Ministério da Cidadania, irá incentivar a produção audiovisual nas escolas públicas municipais do Rio de Janeiro. Por meio de uma parceria firmada com a Empresa Municipal de Multimeios (MultiRio), ligada à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o centro fornecerá capacitação em produção audiovisual para os vencedores do Festival MultiRio 2019 Web + Games. Em sua primeira edição, a iniciativa tem o objetivo de fazer um panorama da produção audiovisual veiculada através de canais de vídeos no Youtube e séries feitas para o Instagram e o Facebook, por alunos e professores.

Segundo a coordenadora-geral substituta do Centro Técnico Audiovisual, Débora Palmeira, o apoio a esse tipo de iniciativa é uma das políticas prioritárias do governo federal. “Nesse momento, o CTAV tem um papel fundamental de fazer com que os alunos da rede pública municipal de educação do Rio de Janeiro possam entender um pouco melhor o que é a produção audiovisual, além de mostrar a eles a realidade do mercado de trabalho deste setor. Desta forma, poderemos aprimorar ainda mais os conhecimentos que eles eventualmente já tenham aprendido nas suas unidades escolares”, destaca Débora.

O CTAV integra a estrutura da Secretaria do Audiovisual, que investiu R$ 1,5 milhão no setor em 2018, por meio de editais. De acordo com o Segundo Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, concluído em 2018, o mercado de jogos eletrônicos cresceu em todas as regiões do Brasil. De 2014 a 2018, o número de desenvolvedores passou de 142 para 375, um aumento de 164%. Entre 2017 e 2018, foram produzidos 1.718 jogos no País, sendo 874 jogos educativos e 785 voltados ao entretenimento.

Audiovisual e jogos eletrônicos são dois setores das indústrias criativas, que é responsável por 2,64% do PIB Brasileiro, segundo estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Até 2021, há previsões de que o setor de games cresça 16,5% ao ano, segundo dados da Consultoria PriceWaterhouseCoopers (PWC).

Edital

O edital do Festival WebGames 2019 foi lançado na última sexta-feira (12), no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa, entidade vinculada ao Ministério da Cidadania. Presente ao lançamento, o diretor da MultiRio, Adolpho Konder, disse que a ideia é premiar as melhores iniciativas de alunos e professores no aniversário de 25 anos da MultiRio. “Nós vamos usar os vídeos produzidos pelos alunos dentro dos canais e portais da Multirio. É um novo modelo de educação, que aproveita as mídias digitais e os conteúdos criados pelos alunos e professores”, explica Konder.

O concurso traz seis diferentes categorias relacionadas aos canais web: Educação Infantil, 1º ao 5º Ano, 6º ao 9º Ano, Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), Escola, e Professor. Um júri especializado escolherá três finalistas em cada categoria, que irão à votação popular. Os vencedores serão divulgados durante a cerimônia de encerramento do Festival, no dia 18 de outubro.

O Festival também irá homenagear uma equipe gestora – composta por diretor, diretor-adjunto e coordenador pedagógico – de uma das escolas da Rede Pública Municipal pelo incentivo aos projetos de audiovisual em sua unidade, por meio do prêmio Audiovisual Escola. Já a mostra de Games tem caráter não competitivo. Nela, professores e estudantes poderão mostrar os jogos que eles próprios desenvolveram, além de compartilhar suas experiências e trocar informações durante a cerimônia de encerramento.

Inscrições

O período de inscrições vai até o dia 23 de agosto. Para inscrever-se, basta preencher o formulário de acordo com as normas do regulamento. Os interessados podem concorrer em mais de uma categoria, desde que tenham matrícula na Rede Pública Municipal de Ensino.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania