Audiovisual

Centro Técnico Audiovisual (CTAv) lança programação de cursos para o primeiro semestre

Está prevista a realização de 15 oficinas e workshops, com temas como animação, iluminação, montagem, mixagem e roteiro, entre outros, além de atividades para debater a participação feminina e a diversidade no audiovisual

publicado: 21/02/2019 10h51,
última modificação: 27/02/2019 16h13

O Centro Técnico Audiovisual (CTAv), instituição da Secretaria Especial da Cultura responsável por treinamento e capacitação no setor audiovisual e pela guarda e conservação de acervos digitais, divulgou a programação de atividades para o primeiro semestre de 2019. Até junho, a instituição vai promover 15 oficinas e workshops com temas como animação, iluminação, montagem, mixagem e roteiro, entre outros. Também será realizada, em março, uma série de eventos voltados à participação feminina no setor audiovisual. E em junho, será a vez de atividades voltadas à inclusão e à visibilidade de grupos minoritários.

“Nossa expectativa em relação a esse ciclo de formação audiovisual é de que mais jovens sejam capacitados e possam aplicar seus conhecimentos de forma profissional, gerando mais oportunidades de futuro e cultura dentro de um viés social”, destaca a coordenadora-geral do CTAv, Daniela Pfeiffer.

Em fevereiro, serão realizadas oficinas sobre fundamentos básicos do roteiro e básico de atuação para TV e cinema, ambas com inscrições já encerradas. Em março, também serão duas oficinas, uma sobre produção para televisão com baixo orçamento (dia 13), que está com inscrições abertas até esta sexta-feira, e outra sobre Animação (dia 20), com abertura de inscrição prevista para a próxima semana.

De 25 a 29 de março, o CTAv promove uma mostra de curtas sobre mulheres, um mesa de debate e uma palestra sobre a participação feminina no setor audiovisual e um encontro com mulheres que atuam no setor.

Em abril, o Centro Técnico Audiovisual promove oficina de Animação, nos dias 8, 9, 15, 16, 22 e 23, e de conhecimentos básicos em iluminação para audiovisual, nos dias 28 e 29. Já em maio, serão realizados oito workshops, com os seguintes temas: elaboração de projetos (6/5), produção executiva (8/5), estruturação de empresa e marketing (13/5), financiamento (15/5), inscrição de projetos para captação de recursos via leis de incentivo federais (20/5), montagem e mixagem (22/5), distribuição (27/5) e pitching (29/5).

Junho será o Mês da Diversidade no CTAv. Serão realizadas oficina de iluminação audiovisual e palestra para sobre representatividade nos games para a população LGBTQ+, além de mostras e mesas de debates para o mesmo público-alvo.

Resultados

Em 2018, o CTAV capacitou cerca de 360 pessoas com a realização de dez oficinas e workshops com temas como produção, roteiro, iluminação e financiamento. Daniela Pfeiffer destaca que, no ano passado, a instituição assumiu sua vocação como centro de treinamento voltado para formação principalmente de jovens de baixa renda. “Agora, esse programa torna-se um ciclo que contempla todos os elos da cadeia produtiva do audiovisual”, comemora. Segundo Daniela, a expectativa é de que o número de pessoas alcançadas cresça este ano, pois apenas no primeiro semestre o número de oficinas é o triplo do realizado no ano anterior.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania