200 anos da Independência

Cultura recebe inscrição de 140 produções literárias para prêmio

Resultado preliminar foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (29). Recursos podem ser enviados à Secretaria Especial da Cultura, por meio do portal

publicado: 29/11/2019 15h43,
última modificação: 04/12/2019 13h28

A Secretaria Especial da Cultura publicou, nesta sexta-feira (29), o resultado preliminar do edital de seleção do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária – 200 anos de Independência. No total, 140 obras inéditas que abordam de forma livre os 200 anos da Independência do Brasil, que serão celebrados em 2022, foram habilitadas para participar do prêmio.

Acesse o edital preliminar de Seleção Pública

Os candidatos que tiveram seus processos indeferidos têm dois dias úteis para solicitar reconsideração à Comissão Técnica de Habilitação, por meio de formulário disponibilizado no portal.

De acordo com o secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, o edital incentiva a literatura brasileira e valoriza autores nacionais. “Ficamos surpresos com a quantidade de obras apresentadas. É um momento muito importante da história do nosso País e, por isso, devemos reforçar a relevância e o significado dele para a nossa sociedade com estes livros”, apontou Alvim.

Ao todo, 20 trabalhos serão contemplados com R$ 30 mil cada – o investimento total será de R$ 600 mil. Esta é a segunda edição do prêmio, que promove a literatura brasileira em todo o País.

Dúvidas e informações sobre o edital poderão ser esclarecidas pelo e-mail: premioliterario200anos-2edicao@cidadania.gov.br.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura