Audiovisual

Indicação da Ancine: estão abertas as inscrições para os Prêmios Goya 2020

Longas brasileiros podem concorrer a uma indicação ao prêmio de Melhor Filme Ibero-americano na 34ª edição dos Prêmios Goya

publicado: 29/05/2019 13h45,
última modificação: 29/05/2019 14h04

A Agência Nacional do Cinema (Ancine), vinculada ao Ministério da Cidadania, indica, desde 2012, uma obra brasileira para concorrer na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano dos Prêmios Goya (Foto: Divulgação)

Estão abertas, até o dia 24 de junho, as inscrições de filmes para o processo de seleção do indicado brasileiro aos Prêmios Goya de Melhor Filme Ibero-americano. Podem participar da seleção filmes com estreia no circuito comercial de cinema brasileiro entre os dias 1º de novembro de 2018 e 31 de outubro de 2019, desde que tenham permanecido em cartaz por ao menos sete dias consecutivos.

A avaliação das obras inscritas e a seleção do candidato brasileiro serão feitas por um júri formado por representantes de entidades e instituições do setor audiovisual brasileiro. O resultado será anunciado no dia 09 de agosto de 2019.

Desde 2012, a Agência Nacional do Cinema (Ancine), vinculada ao Ministério da Cidadania, é convidada pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha a indicar uma obra brasileira para concorrer na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano dos Prêmios Goya. Essa participação representa uma ótima oportunidade de ampliar a visibilidade internacional da cinematografia brasileira, especialmente junto à Espanha e à União Europeia. O regulamento específico do Prêmio Ibero Americano pode ser consultado no site oficial dos Prêmios Goya.

Sobre a inscrição

Produtores de filmes brasileiros que se enquadrem nas regras para postulação devem enviar a ficha de inscrição preenchida para o e-mail premio.goya@ancine.gov.br até o dia 24 de junho, impreterivelmente.
Na ficha de inscrição, o produtor deverá indicar um link de acesso ao filme com senha (de preferência com marca d’água específica) para a avaliação do júri. Caso prefira, ao invés de indicar o link de acesso ao filme, o produtor pode enviar seis cópias da obra em formato DVD (preferencialmente com marca d’água específica) pelos correios, ou entregá-las na sede da Agência Nacional do Cinema no Rio de Janeiro. Essas cópias deverão ser recebidas também até o dia 24 de junho. A Ancine não se responsabiliza por eventuais atrasos dos serviços de entrega.

O envelope enviado com as cópias do filme deverá conter o seguinte texto, claramente legível, no seu exterior:

ANCINE / ASSESSORIA INTERNACIONAL
Ref.: INDICAÇÃO BRASILEIRA AO PRÊMIO GOYA
Avenida Graça Aranha, 35, 3º andar, sala 305
Rio de Janeiro/RJ
CEP 20030-002

Assessoria de Comunicação
Agência Nacional do Cinema
Ministério da Cidadania