Defesa dos Municípios

Gestão cultural é tema de arena no evento Marcha a Brasília

O secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, prestigiou debate na arena ocorrida nesta quarta (10), na capital

publicado: 10/04/2019 19h17,
última modificação: 10/04/2019 19h17

O secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires; 
o secretário de Infraestrutura Cultural da Secretaria Especial da Cultura, Paulo Nakamura; e o diretor da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) no Brasil, Raphael Callou, participaram da Arena Temática da Cultura. A mediação do debate foi realizada pela prefeita de Rio Branco (AC), Maria do Socorro Neri (Foto: Ronaldo Caldas / Ascom Ministério da Cidadania)

A representatividade dos municípios no setor cultural e a melhor distribuição de recursos para as secretarias de Cultura foram os destaques da Arena Temática da Cultura,realizada durante a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, prestigiou o evento ocorrido nesta quarta (10), na capital.

Pires aproveitou a ocasião para destacar a atuação da Secretaria Especial da Cultura junto à gestão cultural das cidades brasileiras. “Nós vamos estimular a capilaridade e a rapidez no repasse de recursos para os municípios. É desejo do Poder Executivo fortalecer os pontos regionais de Cultura”, exemplificou. O secretário ainda reforçou a relevância da presença dos gestores locais no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC): “Eu participei, em 2016, de uma das cadeiras do CNPC e entendo, desde lá, o estatuto e o papel desse órgão. Sei bem da importância desse espaço para os secretários e os prefeitos, e ambos serão contemplados na reativação do Conselho”.

Presente no evento, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, destacou a ampliação da integração entre os poderes federal e municipal. “A CNM e as lideranças municipalistas brasileiras anseiam por esse pacto federativo e propõem ao novo governo federal um trabalho articulado e conjunto, em torno da elaboração e da adoção de medidas que realmente venham trazer ao País as mudanças tão almejadas pela população e por seus líderes”, afirmou.

O debate também contou com a presença do Secretário de Infraestrutura Cultural da Secretaria Especial da Cultura, Paulo Nakamura, e do diretor da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) no Brasil, Raphael Callou. A mediação foi realizada pela prefeita de Rio Branco (AC), Maria do Socorro Neri.

Sobre o CNPC

O Conselho Nacional de Política Cultural é um órgão colegiado que compõe o Sistema Nacional de Cultura e integra a estrutura básica do Ministério da Cidadania. O CNPC propõe a formulação de políticas públicas, com o objetivo de promover a articulação e o debate entre diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, visando o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania