Museus

Henrique Pires recebe diretora do Museu Júlio de Castilhos, o mais antigo do RS

Instituição museológica, localizada em Porto Alegre, é a mais antiga do Rio Grande do Sul, com 116 anos de história

publicado: 01/08/2019 20h45,
última modificação: 01/08/2019 20h45
Foto: Clara Angeleas/Ministério da Cidadania

O secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Medeiros Pires, recebeu nesta quinta-feira (1°) a diretora do Museu Júlio de Castilhos, Dóris Couto. A instituição museológica é a mais antiga do Rio Grande do Sul, localizada em Porto Alegre, tem 116 anos de história.

Durante a vista, a diretora apresentou o projeto de restauração completa do museu. Ainda foram discutidos mecanismos de financiamento para as obras de revitalização e adequação do espaço às novas normas de segurança exigidas no Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI).

Participaram da reunião o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Paulo Amaral e o conselheiro federal do Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça, Felipe Sigollo.

Museu Júlio de Castilhos

O Museu Júlio de Castilhos está instalado em dois casarões, no centro de Porto Alegre. Serviu de morada para o líder intelectual do Partido Republicano no estado gaúcho e ex-presidente do Rio Grande do Sul, Júlio de Castilhos, onde residiu até a sua morte em 1903. O gaúcho foi o principal autor da Constituição Estadual de 1891.

O acervo, tombado como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1937, é composto por mais de 11 mil objetos, que estão divididos em 29 coleções, como indumentária, armaria, etnologia, documentos, máquinas e utensílios domésticos – que caracterizam o modo de vida, as relações sociais de produção e a história política do Rio Grande do Sul.

O museu é aberto a visitações de terças a sábados, das 10h às 17h, com entrada gratuita. Está localizado na Rua Duque de Caxias, números 1205 e 1231, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Informações pelo e-mail: museujuliodecastilhos@gmail.com ou pelo telefone (51) 3212-9035.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania