PARCERIA

Henrique Pires recebe secretária municipal de Cultura do Rio de Janeiro

Na ocasião, os representantes dos governos federal e municipal conversaram sobre parcerias no setor cultural

publicado: 10/07/2019 20h04,
última modificação: 10/07/2019 20h04
Henrique Pires e Mariana Ribas discutiram possíveis parcerias culturais (Foto: Ronaldo Caldas/Ministério da Cidadania)

Na manhã desta quarta-feira, o secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, recebeu a secretária municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Mariana Ribas. Durante o encontro, Henrique e Mariana debateram possibilidades de parceria em algumas ações culturais da prefeitura carioca.

Entre elas, o lançamento de um edital de pontos de cultura – ainda sem data prevista – e a restauração de prédios e edifícios da cidade por meio do edital do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD), vinculado ao Ministério da Justiça. Nesta quinta-feira (11), o Comitê Gestor do FDD se reunirá para decidir sobre o edital que financiará projetos de restauro e de conservação de edificações patrimoniais dos estados e municípios.

Nos meses de maio e junho deste ano, o FDD destinou R$ 200 milhões para a execução de 28 projetos do Ministério da Cidadania elaborados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), pela Fundação Casa de Rui Barbosa e pela Fundação Biblioteca Nacional.

Procedentes da execução de multas, condenações judiciais e danos ao consumidor, os recursos do FDD têm sido aplicados para a realização de projetos de diferentes eixos temáticos como promoção da recuperação, conservação e preservação do meio ambiente e patrimônio cultural, entre outros.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania