Museus

Ibram promove seminário internacional sobre riscos de incêndio em patrimônio

Evento busca uma análise sobre as estatísticas de incêndios e suas implicações para a tomada de decisões eficazes em patrimônios culturais

publicado: 27/05/2019 14h45,
última modificação: 27/05/2019 14h45

Até 28 de junho, o Seminário Internacional ‘Patrimônio em chamas: quem é o próximo? – Gestão de riscos de incêndio para o Patrimônio Cultural’ tratará sobre o uso de novas tecnologias de segurança contra incêndios em organizações de patrimônio e sobre o papel dos tomadores de decisão em estimular uma cultura de prevenção.

A proposta do Seminário é promover uma análise sobre as estatísticas de incêndios e suas implicações para a tomada de decisões eficazes, experiências de diferentes países e contextos na gestão de riscos de incêndio e medidas avançadas de segurança contra incêndios para aplicação no patrimônio cultural.

O Seminário Internacional ‘Patrimônio em chamas: quem é o próximo?’ é organizado pelo Ibram, ICOM Brasil, ICCROM, em parceria com o British Council, Museu Nacional e o Iphan, e será realizado no Museu Histórico Nacional/Ibram, no Rio de Janeiro (RJ).

Entre as atividades do Seminário, está prevista uma visita ao Museu Nacional para que os participantes vejam as ações em curso para a reconstrução do Museu, e um fórum especializado para apresentar recomendações significativas sobre a redução do risco de incêndio no patrimônio cultural.

O evento é voltado para gestores da área de patrimônio, agências nacionais de proteção contra incêndios, diretores de museus, profissionais de museus, educadores de museus e patrimônio etc. Interessados em participar do evento podem fazer suas inscrições aqui. Mais informações: seminario@museus.gov.br.

Assessoria de Comunicação
Com informações do Ibram
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania