Intercâmbio e Difusão Cultural

Divulgada a lista final dos selecionados no Edital n° 1/2013

publicado: 02/07/2013 18h07,
última modificação: 02/07/2013 18h07

1º de julho de 2013

Quem se inscreveu no programa de Intercâmbio e Difusão Cultural para realizar viagens em Julho pode verificar se foi um dos contemplados. O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC), acaba de divulgar a lista final dos selecionados no Edital n° 1/2013. Verifique, aqui, se você é dos selecionados. Caso seja um deles, verifique os documentos necessários para disponibilização do recurso.

O resultado foi publicado hoje no Diário Oficial da União (DOU- Portaria nº 335, seção1, a partir da página 14). Os recursos do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural vêm do FNC (Fundo Nacional da Cultura).

Programa passará por reformulação

Para atender a recomendações dos órgãos de controle, o programa de Intercâmbio e Difusão Cultural será reformulado. Para isso, o último período de viagens contemplado será o mês de agosto de 2013.

As informações sobre esta seleção serão disponibilizadas no site do Ministério da Cultura, assim como informações sobre a retomada do programa.

Mais Informações
Coordenação Geral de Projetos Apoiados pelo Fundo Nacional da Cultura
Telefone do núcleo de atendimento: (61) 2024.2039

Texto: Rosiene Assunção, Ascom/MinC

Intercâmbio e Difusão Cultural

MinC divulga o resultado final dos selecionados para viagens a serem realizadas neste mês de maio

publicado: 30/04/2013 14h26,
última modificação: 30/04/2013 14h26

Nesta terça-feira, 30 de abril, foi publicado no Diário Oficial da União (Seção 1, páginas 21 a 24) a Portaria nº 219, que traz o resultado final da fase de avaliação e seleção do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, para participação em eventos culturais com viagens a serem realizadas no mês de maio.

A relação completa inclui os requerimentos selecionados e que foram inscritos individualmente ou em grupo; os classificados em lista de espera; e os requerimentos desclassificados.

De acordo com a portaria, os candidatos selecionados precisam cumprir as obrigatoriedades documentais constantes no edital. Caso deixem de cumprir as condições legais, fiscais e documentais incidentes, perderão o benefício.

Auxílio financeiro

O programa é desenvolvido pelo Ministério da Cultura, por meio da Sefic (Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura). Consiste na concessão de auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação de artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras. Os recursos são do Fundo Nacional da Cultura (FNC).
 

Além do transporte pessoal, o benefício pode ser utilizado para custear despesas com o transporte de material, cenários ou equipamentos utilizados na realização da atividade; permanência durante o período de participação no evento; inscrição; e confecção de material para a atividade a ser realizada no evento. O candidato precisa informar, no ato da inscrição, de que forma utilizará o auxílio financeiro.

O objetivo do programa é promover a difusão cultural por meio do intercâmbio nas áreas de artes visuais, circo, dança, teatro, música, audiovisual, patrimônio cultural e de diversas outras expressões culturais consideradas relevantes pelo Ministério da Cultura.

Mais informações: (61) 2024-2170 e 2024-2045

Acesse aqui o resultado final

Leia o Edital

(Texto: Ascom/MinC)

Intercâmbio e Difusão Cultural

MinC publicou primeiro edital de 2012 do programa que promove intercâmbio de artistas

publicado: 23/04/2013 12h18,
última modificação: 23/04/2013 12h18

O Ministério da Cultura (MinC) publicou no dia 27/01, no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 13 a 17), o Edital nº 1/2012 do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural, desenvolvido pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic). Com investimentos de R$ 3,3 milhões, a seleção contempla viagens que ocorrerão entre abril e setembro de 2012. As inscrições para viagens no mês de abril vão até o dia 12 de março.

Com recursos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), o Programa consiste na concessão de auxílio financeiro para o custeio de despesas relativas à participação de artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos em atividades culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras.

Para o secretário da Sefic, Henilton Menezes, a iniciativa é imprescindível para o desenvolvimento do setor cultural brasileiro porque promove a possibilidade de vivências dos artistas no Brasil e no exterior. “É uma iniciativa que promove a difusão e o intercâmbio da cultura brasileira em todas as áreas culturais, desde as artes cênicas, a memória, o movimento social negro e o patrimônio museológico, até as novas mídias, o design, os serviços criativos e a diversidade cultural”, disse Menezes.

As inscrições são realizadas exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC www.cultura.gov.br. Os participantes devem ter uma das seguintes finalidades: apresentação de trabalho próprio; residência artística e de gestão; cursos de capacitação; ou participação em evento de reconhecimento ao trabalho próprio desenvolvido, como premiações e homenagens.

Viagens previstas para:

Encaminhamento das solicitações até:

Abril

12 de março de 2012

Maio

30 de março de 2012

Junho

16 de abril de 2012

Julho

30 de abril de 2012

Agosto

31 de maio de 2012

Setembro

2 de julho de 2012

 
Confira aqui o Edital de Intercâmbio.
Veja aqui a cartilha explicativa.

Leia mais

(Texto: Caroline Borralho, Ascom/Sefic/MinC)