Ministério adia para 3 de novembro o pregão para o programa Cidades Digitais

Rafael Bitencourt – Telecom Online – Inclusão digital

publicado: 13/10/2008 22h16,
última modificação: 18/01/2019 11h45

Esta matéria foi originalmente publicada no Observatório do Direito à Comunicação, em 13.10.2008.
O Ministério das Comunicações adiou para o dia 3 de novembro, às 9h30, a realização do pregão presencial com as empresas interessadas em participar da licitação do programa Cidades Digitais, que levará acesso à internet, por meio de tecnologia sem fio, a 160 municípios. A tomada de preços estava prevista para a próxima quarta-feira, 15, mas foi remarcada devido às mudanças no termo de referência e ao pedido das empresas por maior prazo para se adaptarem à nova versão do edital.

O edital prevê um lote único em que a empresa ou consórcio vencedor terá que fornecer, instalar e dar suporte técnico às redes e aos equipamentos. O objetivo do Minicom é interligar a prefeitura, os órgãos públicos, escolas, centros de saúdes e telecentros, além disponibilizar à população o acesso gratuito em praças e locais públicos. Todos os estados receberão, pelo menos, três cidades digitais. O critério de seleção considera os índices demográficos e socioeconômicos dos municípios brasileiros.

A licitação também inclui o fornecimento da conexão à internet para redes sem fio usados no programa, com a exceção daquelas usadas nas localidades remotas – estas serão atendidas com antenas de conexão via satélite do programa Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão). No caso da licitação do Gesac, o consócio vencedor foi o liderado pela Embratel que conectará 12 mil pontos de acesso via satélite.

Links interessantes – Cidades Digitais

Fonte: www.arede.inf.br

www.prefeitura.alterosa.net/ — Pref. de Alterosa (MG)
www.masterix.com.br/pmop/hp_final/index.php — Pref. de Ouro Preto (MG)
www.pirai.rj.gov.br — Pref. de Piraí (RJ)
www.portoalegre.rs.gov.br/ — Pref. de Porto Alegre (RS)
www.quissama.rj.gov.br/ — Pref. de Quissamã (RJ)
www.pmrf-rj.com.br/—; Pref. de Rio das Flores (RJ)
www.tiradentes.mg.gov.br/ — Pref. de Tiradentes (RJ)
www.anatel.gov.br – Agência Nacional de Telecomunicações
http://ibest.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=159531 — Como montar uma antena Wi-Fi com uma lata.