Ministério da Cultura concede Mérito Cultural a ABGLT

A Capa – Redação 29/9/2008 – 16h06

publicado: 26/03/2013 22h15,
última modificação: 01/02/2019 12h43

O Ministério da Cultura concederá à ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travetis e Transexuais -, a Ordem do Mérito Cultural. A Ordem premia as personalidade nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas contribuições prestadas à cultura. A cerimônia irá ocorrer no dia 7 de outubro, no Teato Municipal do Rio de Janeiro. A presença do presidente Lula já está confirmada.

Em nota oficial, o presidente da ABGLT, Toni Reis, disse que esse é um evento ímpar de reconhecimento do trabalho da Associação. “É com alegria que vejo os resultados de muitos anos de militância da ABGLT e do movimento LGBT como um todo: a I Conferência Nacional, as conquistas do Brasil sem Homofobia, a inserção de nosso país na agenda internacional e agora a Ordem do Mérito consagram os esforços de muitos brasileiros que lutam para ver o mundo livre da homofobia”, declarou.

O conselho da Ordem do Mérito Cultural é composto pelos Ministros da Cultura, das Relações Exteriores, da Educação, Ciência e Tecnologia e ainda conta com uma comissão técnica, que analisa o mérito das propostas. Este ano analisaram 782 propostas de mérito, entre elas havia o pedido da ABGLT.