Patrimônio

Museu Casa de Benjamin Constant licita para obra de restauro integral

Licitação é destinada à supervisão, fiscalização e gerenciamento das obras de restauração integral do museu

publicado: 11/01/2019 15h51, última modificação: 11/01/2019 15h55
Restauração do museu inclui o edifício administrativo e parte da área verde em que a instituição está situada. Foto: Valter de Gáudio

O Museu Casa de  Benjamin Constant, que integra a rede do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no Rio de Janeiro (RJ), abriu edital para a contratação de serviços técnicos em engenharia e arquitetura consultiva. A licitação destina-se à supervisão, fiscalização e gerenciamento das obras da segunda fase da restauração integral pela qual o museu passa.

A seleção será realizada na modalidade pregão eletrônico do tipo menor preço global, em regime de execução indireta. O pregão será realizado no Portal de Compras do Governo Federal no dia 24 de janeiro, às 10h.

A obra

As obras de restauro integral do Museu Casa de Benjamin Constant começaram no início de 2017. Localizada no bairro de Santa Teresa, a antiga residência do militar, professor e estadista Benjamin Constant (1836-1891) foi tombada como Patrimônio Histórico em 1958.

Além do imóvel histórico, o restauro integral abarca o edifício administrativo do museu e parte da área verde em que a instituição está situada. A obra prevê recuperação de coberturas das edificações que compõem o conjunto arquitetônico da antiga chácara, revisão de esquadrias e de pisos e nivelamento de seu pátio central. Estão previstos ainda diagnósticos de caráter geológico e arqueológico sobre o terreno.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania