Cultura e turismo

Parceria entre Cidadania e Turismo desenvolve noroeste gaúcho

Osmar Terra e Marcelo Álvaro Antônio participaram de eventos para impulsionar o turismo religioso, a cultura e a economia da região

publicado: 29/04/2019 17h07,
última modificação: 29/04/2019 17h08
Ministro Osmar terra participa da cerimônia de abertura da Feira Nacional do Milho, em Santo Ângelo (Foto: Clarice Castro/Ministério da Cidadania)

Os ministros da Cidadania, Osmar Terra, e do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, estiveram no Rio Grande do Sul nesse fim de semana. A viagem teve como objetivo valorizar e investir na capacidade turística e cultural da região noroeste do estado. Em São Miguel das Missões, os ministros foram ao Festival Internacional de Balonismo e ao Sítio Arqueológico. Eles também prestigiaram a Feira Nacional do Milho (Fenamilho), na cidade de Santo Ângelo, e a Expofeira, realizada durante o encerramento da Feira Nacional da Soja (Fenasoja), no município vizinho de Três de Maio.

No sábado (27), o ministro Osmar Terra destacou a importância dos cultivos nas lavouras para alavancar a economia local. Segundo ele, a safra já mostra resultados positivos. “Nós estávamos em uma situação de depressão econômica muito grave. A retomada do desenvolvimento já está começando a se delinear no horizonte do País. Isso vai se somar a todo o potencial do agronegócio e da safra de soja, a um preço bom. Nós temos que garantir que as empresas fiquem aqui, que o agronegócio prospere e atraia novos investimentos, como o que o ministro Marcelo está trazendo”, pontuou o ministro da Cidadania.

Terra salientou a retomada do desenvolvimento regional por meio do turismo, com destaque para o patrimônio histórico da região dos Sete Povos das Missões. “O turismo é o setor da economia que gera emprego mais rápido e temos esse potencial grande aqui, a história do Rio Grande do Sul está interligada à região dos Sete Povos das Missões.”

Em fevereiro, o ministro da Cidadania assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras de requalificação urbanística do entorno do sítio histórico de São Miguel das Missões, patrimônio do Brasil e da Humanidade. Entre as melhorias previstas, estão um novo pavimento de pedra, ciclovias com pavimento rígido, calçadas com pavimento em concreto e telas de aço, acessibilidade, trilhas, paisagismo e a requalificação de três praças. A melhoria da infraestrutura urbana irá qualificar as condições de habitabilidade, drenagem e tráfego.

Rota do Caminho dos Jesuítas

O sítio arqueológico de São Miguel das Missões é patrimônio do Brasil e da Humanidade (Foto: Iphan)

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou o trabalho do governo federal para aumentar a habilidade turística da região. Na sexta-feira (26), ele acompanhou o ministro Osmar Terra em visita ao sítio arqueológico de São Miguel das Missões. “Por meio dessa união com o Ministério da Cidadania, sobretudo com a Cultura e o Iphan, nós vamos conseguir trazer um resultado muito bom”, disse. O objetivo, segundo ele, é criar um produto para ser vendido em feiras internacionais, atraindo visitantes chineses, australianos e japoneses para conhecerem a cultura gaúcha. “Estive em uma reunião com o Mercosul, na qual assinamos uma rota integrada, unindo os 30 povos – do Paraguai, da Argentina e do Brasil –, e vamos fazer a segunda maior rota do turismo religioso do mundo”, relatou.

Osmar Terra e Marcelo Álvaro acompanharam a apresentação que retratou a experiência jesuítico-guarani na região. Com duração de 48 minutos, o espetáculo noturno de som e luzes ao ar livre, ambientado entre as ruínas de São Miguel, narra a trajetória missioneira na região. O texto e o roteiro de Henrique Grazziotin Gazzana são reproduzidos nas vozes de Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Paulo Gracindo, Juca de Oliveira, Rolando Boldrin, Maria Fernanda e Armando Bógus.

O presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Miguel Proença, também participou da visita. Após o espetáculo, eles prestigiaram a abertura do Festival Internacional de Balonismo, em que balões realizaram, de forma inédita, voos livres e apresentações noturnas em frente às ruínas de São Miguel.

Renata Garcia
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania