Primeira Estação Cidadania do Espírito Santo é inaugurada em Cariacica

O espaço tem locais para ações de cultura, práticas esportivas, serviços de assistência social e políticas de prevenção à violência

publicado: 12/07/2019 17h30,
última modificação: 17/07/2019 16h15
Autoridades e representantes da comunidade local prestigiam inauguração da Estação Cidadania em Cariacica (ES). Fotos: Francisco Medeiros (Ascom / Ministério da Cidadania)

Centenas de moradores de Cariacica (ES) se reuniram na manhã desta sexta-feira (12) no Parque O Cravo e a Rosa para prestigiar a inauguração da primeira Estação Cidadania do estado do Espírito Santo. Com apresentações de bandas escolares, moradores comemoraram a conquista para o município.

A atleta de Karatê, Mirielly Gomes, de 24 anos, contou que começou a treinar com 11 anos na rua e em 2018 foi campeã Sul-americana na sua modalidade. Neste mês, conseguiu o benefício do Bolsa Atleta, oferecido pela secretaria especial do Esporte e se prepara para novas competições. “Com esse novo espaço as oportunidades serão ainda melhores, tanto para nós atletas, mas também para as crianças que estão começando a treinar, isso faz toda a diferença. Engrandece o esporte e a educação”, disse.

Assim como ela, o campeão brasileiro sub20 de Karatê, Diogo Lopes, de 15 anos, afirma que o espaço proporciona ainda mais segurança para os atletas. “É um novo local que tem, além de áreas de lazer, equipamentos qualificados que tiram os atletas de situações de risco e isso é muito importante”.

O espaço conta com um ginásio poliesportivo com arquibancada para até 181 pessoas, com área de apoio (administração, sala de professores, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público), estruturas de atletismo, campo de futebol, quadra de areia e área de lazer com playground.

A unidade, modelo 3, reúne ações de cultura, práticas esportivas, serviços socioassistenciais e políticas de prevenção à violência. De acordo com o secretário nacional de Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, até 2022 mais de 120 unidades como essa serão inauguradas pelo país. “Esse espaço é a construção da cidadania através dos diversos campos da cultura, do esporte e da ação social, três áreas fundamentais para o nosso desenvolvimento. Hoje foi a vez de Cariacica, mas já temos várias obras em andamento, essa foi a 26ā unidade inaugurada”.

O secretário nacional de esportes de alto rendimento, Emmanuel Rêgo, que iniciou sua carreira esportiva na região de Cariacica ficou emocionado ao ver o espaço ofertado que vai impactar positivamente a vida de várias crianças e jovens. “Acredito que aqui pode ser um local de detecção de vários talentos, além de ter todas as condições de concentrar o movimento do esporte. Eu acredito que o esporte forma e o esporte transforma”, afirmou.

Serão ofertadas as modalidades de handebol, voleibol, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, judô, futebol e atletismo.

Espírito Santo ainda deve receber mais uma unidade da Estação Cidadania, localizada no município Serra.

Jéssica Barz
Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial do Desenvolvimento Social
Ministério da Cultura