EDITAL

Profissionais de bibliotecas públicas ou comunitárias podem concorrer a bolsa para curso na Colômbia

Cada país terá direito a uma vaga no edital de seleção do Programa Internacional Iberbibliotecas

publicado: 27/02/2020 14h51,
última modificação: 28/02/2020 12h42

Terminam no dia 1º de março as inscrições para o Edital de Bolsa Internacional do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas – o Iberbibliotecas. Os selecionados ganharão uma bolsa para participar de um encontro em Medellín, na Colômbia, no mês de abril. Podem se inscrever profissionais de bibliotecas públicas e comunitárias, com nível médio e superior, e que desenvolvam projetos voltados a organizações sociais ou grupos em situações de vulnerabilidade social e que fortaleçam a gestão do espaço da biblioteca pela comunidade. 

Os escolhidos participarão de um encontro com profissionais da América Latina e Caribe entre os dias 24 e 27 de abril, na cidade colombiana. As passagens aéreas e hospedagem serão custeadas pelo Programa Ibero-Americano de Bibliotecas. No período, também ocorrerá o Encontro de Bibliotecas Populares e Comunitárias de Medellín, que será realizado por ocasião da Semana del Libro y del Idioma, coordenada pelo Sistema de BibliotecasPúblicas local.

No total, o Programa Ibero-Americano de Bibliotecas selecionará 14 profissionais de bibliotecas públicas ou comunitárias – um de cada país ou cidade membro do programa.

No Brasil, a seleção da 2ª Bolsa Internacional Iberbibliotecas está sendo promovida pela Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, da Secretaria Especial da Cultura.

Inscrições

Os candidatos devem comprovar ter no mínimo dois anos de experiência profissional em bibliotecas públicas ou comunitárias. Os requisitos para avaliar os inscritos são: adequação do perfil profissional do candidato ao estágio específico do concurso, experiência profissional e avaliação da utilidade da bolsa para o projeto executado. Após o encerramento das inscrições, o programa enviará aos pontos focais – no caso do Brasil, a Secretaria Especial da Cultura – as inscrições correspondentes a cada país ou cidade membro. A lista dos selecionados será publicada no dia 17 de março. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: iberbibliotecas@cerlalc.org.

Iberbibliotecas

O Programa Iberbibliotecas tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das capacidades dos profissionais de bibliotecas de assumir os desafios que as bibliotecas públicas têm na Região Ibero-Americana. O Iberbibliotecas desenvolveu seu Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para promover a participação de profissionais que trabalhem em bibliotecas públicas, populares ou comunitárias dos países e cidades membros do Iberbibliotecas, em eventos como congressos, seminários, oficinas ou outras ações programadas nos diferentes países. Desta forma, os participantes podem melhorar suas habilidades e suas formas de comunicação e colaboração. O programa também visa a fortalecer os sistemas de bibliotecas públicas.

Confira aqui o edital completo e o formulário de inscrição: http://www.iberbibliotecas.org/bolsa-internacional-iberbibliotecas/

Por Heli Espíndola

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura