SEC

Secretaria da Economia Criativa


A Secretaria da Economia Criativa (SEC) tem, dentre suas atribuições, planejar, promover, implementar e coordenar ações para o desenvolvimento e fortalecimento da dimensão econômica da cultura brasileira, em todos os segmentos da cadeia produtiva.

Compete à SEC formular, implementar e articular linhas de financiamento para empreendimentos culturais; contribuir para a formulação e a implementação de ferramentas e modelos de negócio sustentáveis para empreendimentos culturais; instituir e apoiar ações de promoção dos bens e serviços culturais brasileiros no País e no exterior; e articular e conduzir o mapeamento da economia da cultura brasileira.

Ainda é atribuição da secretaria coordenar a formulação e a implementação da política de amplo acesso ao livro e à leitura, além do fortalecimento das bibliotecas públicas. A Secretaria da Economia Criativa possui em sua estrutura duas unidades finalísticas: o Departamento de Empreendedorismo Cultural e o Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

Secretário Aldo Valentim

Com mais de 20 anos de experiência na área cultural, com foco no setor público, organizações sociais de cultura e passagens por sindicatos, consultorias e 3° setor, construiu paralelamente carreira acadêmica.

Professor e Gestor Público, doutorando em Políticas Públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Artes pela Universidade de Campinas (Unicamp). É graduado em Relações Internacionais.

Atuou como pesquisador Visitante na Universidade de Haifa (Israel), atualmente é professor do mestrado em Cidades Inteligentes em duas instituições privadas na capital paulista. Foi secretário-adjunto da Cultura na Prefeitura de São Paulo. No Governo do Estado de São Paulo, assumiu a Coordenação de Articulação com os Municípios na Secretaria de Planejamento e Gestão, da Unidade de Fomento na Secretaria de Cultura e de Projetos: Ademar Guerra/Teatro,Qualificação em Dança, Mapa Cultural Paulista e Oficinas Culturais do Estado e Gerente do Programa de Qualificação em Artes/OS Poiesis.

Notícias