SEC

Secretaria da Economia Criativa


A Secretaria da Economia Criativa (SEC) tem, dentre suas atribuições, planejar, promover, implementar e coordenar ações para o desenvolvimento e fortalecimento da dimensão econômica da cultura brasileira, em todos os segmentos da cadeia produtiva.

Compete à SEC formular, implementar e articular linhas de financiamento para empreendimentos culturais; contribuir para a formulação e a implementação de ferramentas e modelos de negócio sustentáveis para empreendimentos culturais; instituir e apoiar ações de promoção dos bens e serviços culturais brasileiros no País e no exterior; e articular e conduzir o mapeamento da economia da cultura brasileira.

Ainda é atribuição da secretaria coordenar a formulação e a implementação da política de amplo acesso ao livro e à leitura, além do fortalecimento das bibliotecas públicas. A Secretaria da Economia Criativa possui em sua estrutura duas unidades finalísticas: o Departamento de Empreendedorismo Cultural e o Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

O Secretário


Reynaldo Campanatti Pereira
Doutor na área econômica pela Universidade de São Paulo, Campanatti recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Academia Mundial de Educação de Lima, no Peru. Tem mais de 25 anos de sólida atuação na área acadêmica, tendo trabalhado como diretor-executivo, diretor acadêmico, conselheiro curador, coordenador de curso e professor em diferentes instituições de ensino superior, entre elas a Fundação Educacional do Município de Assis (SP), a Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (SP) e a Fundação GAMMON de Ensino (Paraguaçu Paulista). Seu grande desafio à frente da pasta é “garantir que a cultura seja geradora de emprego, renda, riqueza e inclusão social”.

Contatos da SEC

Notícias