SEINFRA

Secretaria de Infraestrutura Cultural


A Secretaria de Infraestrutura Cultural (Seinfra) tem como objetivo construir, reformar e modernizar equipamentos culturais. Atua na conceituação e na implementação de equipamentos a partir de políticas públicas de uso cultural, com práticas de gestão compartilhada. Entre seus principais programas e linhas de ação estão as Estações Cidadania, o planejamento e implementação do programa de reforma, atualização e revitalização de equipamentos culturais e de promoção de modernização e adequação de bibliotecas, além da instalação de bibliotecas dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida do governo federal.

A Secretaria Especial da Cultura, por meio da Secretaria de Difusão e Infraestrutura Cultural (Seinfra), disponibiliza as versões on-line dos manuais para apresentação de propostas, contratação e execução de contratos de repasse firmados no âmbito de seus programas e ações, lastreados com recursos consignados no Orçamento Geral da União, a título de transferência voluntária.

Os manuais tem por objetivo regulamentar as diretrizes e os procedimentos operacionais necessários à implementação de ações e atividades no âmbito dos contratos de prestação de serviços firmados entre a Seinfra e a Caixa Econômica Federal.

A atuação da Secretaria de Difusão e Infraestrutura Cultural consiste na implantação e/ou modernização de espaços culturais de uso permanente, relacionada à obra, quando envolver construção nova; reforma e/ou ampliação de edificação voltada para o desenvolvimento de atividades culturais; bem como a aquisição de bens permanentes novos para espaços culturais já constituídos, a construir, a reformar e/ou ampliar.

O Secretário


Rodrigo Maximiano Junqueira
Graduado em Engenharia pela Universidade de São Paulo, com MBA em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas, Junqueira atuou por mais de 30 anos como executivo em empresas nacionais e multinacionais de grande porte, no Brasil e Europa. Foi responsável pelo projeto de implantação industrial da operação da PSA Peugeot Citroën no Brasil, ocupando a Diretoria de Relações Governamentais e Comunicação Corporativa, responsável por projetos culturais e de responsabilidade social. Chefiou a diretoria de Relações Institucionais da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio) do Estado do Rio de Janeiro. Foi vice-presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos (ANFAVEA) por três mandatos sucessivos. Também atuou como consultor independente para grandes empreendimentos imobiliários. Como secretário de Difusão e Infraestrutura Cultural da Secretaria Especial da Cultura, espera contribuir com a reforma cultural orquestrada pelo Governo Federal, reforçando, modernizando e ampliando a estrutura existente, com propostas de conteúdo integrado e parcerias com os setores público e privado.

Contatos da Seinfra

Notícias