Biblioteca

Secretário da Cultura e governadora do RN debatem melhorias na Biblioteca Câmara Cascudo

Henrique Pires e Fátima Bezerra se reuniram no fim da tarde dessa terça-feira (23) na sede da Secretaria, em Brasília

publicado: 24/04/2019 13h30,
última modificação: 24/04/2019 13h30
Governadora Fátima Bezerra e secretário Henrique Pires (Foto: Gustavo Serrate/Ministério da Cidadania)

A restauração do mobiliário e a atualização do acervo da Biblioteca Câmara Cascudo, em Natal (RN), foi tema de reunião na tarde dessa terça-feira (23) entre o secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Infraestrutura Cultural (Seinfra), responsável por obras de construção e modernização, e do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), ligada à questão do acervo.

Segundo o coordenador-geral de Acompanhamento e Prestação de Contas da Seinfra, Carlos Moura, a secretaria mantém com o governo estadual um convênio que assegura a continuidade das obras da biblioteca. Referência para o Rio Grande do Norte, a biblioteca, que leva o nome do maior pesquisador de cultura popular, reabriu no final do ano passado, depois de ficar fechada por quase dez anos.

A liberação de recursos para a próxima etapa da obra depende ainda da aprovação da prestação de contas dos valores já executados. Henrique Pires assegurou que a Secretaria da Cultura fará o possível para dar continuidade ao convênio. “Entendemos a importância de Câmara Cascudo para a cultura nacional e, sobretudo, somos sensíveis a tudo aquilo que a biblioteca simboliza para o povo potiguar”, destacou.

Sobre a biblioteca

Criada em 1963, a Biblioteca Câmara foi inaugurada oficialmente em 1969. O acervo da conta com mais de 100 mil exemplares, dentre livros, revistas, jornais, DVDs, fitas VHS e cassete, CDs e uma hemeroteca com recortes de cerca de 200 assuntos.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania