Parceria

Secretário Henrique Pires recebe representantes do UNOPS

David Melo e Sylvio Farias apresentaram ao secretário especial da Cultura a expertise do escritório das Nações Unidas de projetos

publicado: 17/07/2019 15h26,
última modificação: 17/07/2019 15h26
O secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires (centro), recebeu os arquitetos David Melo e Sylvio Farias, ambos representantes do Escritório das Nações Unidas (ONU) de Serviços para Projetos (UNOPS). Foto: Ronaldo Caldas / Ascom Ministério da Cidadania

Na tarde desta terça-feira (16), o secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, recebeu os arquitetos David Melo e Sylvio Farias, ambos representantes do Escritório das Nações Unidas (ONU) de Serviços para Projetos (UNOPS). No Brasil desde 2012, o escritório é um braço operacional da Organização Global e trabalha com a formulação e gestão de projetos em diversas instâncias.

Durante o encontro, Henrique Pires disse aos representantes que instituições vinculadas ao Ministério, por conta da própria natureza de suas atividades, necessitam de apoio tanto para a elaboração, quanto para a execução de seus projetos. Um exemplo, é o edital do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD). Segundo Henrique Pires, houve instituições que poderiam ter se beneficiado com a iniciativad do FDD, mas não o fizeram, pois não tinham projetos preparados.

Neste sentido, os representantes do escritório da ONU sinalizaram a possibilidade de se firmar um memorando de entendimento entre a Secretaria e a UNOPS, o que possibilitaria que essas instituições tivessem acesso ao escritório e seus serviços.

O secretário ainda destacou a necessidade de especialistas nesta área nos municípios brasileiros. David destacou que, de todas as parcerias que o escritório mantém no Brasil, a única firmada diretamente com um município diz respeito ao apoio que a UNOPS presta à prefeitura de Porto Alegre para a revitalização do Parque da Orla do Guaíba. A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores também faz parte desta parceria.

Na reunião, David explicou ao secretário Henrique Pires o trabalho desenvolvido pela UNOPS junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Diante da necessidade do Iphan de gerir diversas obras a monumentos e sítios patrimoniais, no âmbito do PAC Cidades Históricas, foram elaboradas composições de custo, para que o órgão pudesse elaborar e analisar propostas de orçamentos de restauro e reparação com mais agilidade e facilidade.

Representação Global

Com mais de 20 anos de experiência na formulação, gestão e implementação de projetos, a UNOPS está presente em mais de 80 países. O escritório do Brasil está vinculado ao Regional da América Latina e Caribe, cuja sede fica na cidade do Panamá. O escritório brasileiro da UNOPS fica em Brasília.

Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania